Mapa
Essa atividade necessita de uma mangueira de jardim, pois através dela é possível visualizar a trajetória descrita pelo fluxo de água, ou seja, a trajetória parabólica dos projéteis.
Usando a mangueira é possível verificar com facilidade o ângulo de lançamento e a velocidade inicial. Pode-se controlar a velocidade da água através de duas maneiras: a primeira delas é colocando o dedo polegar na saída da água da mangueira, de forma a controlar com o dedo a pressão de saída da água. Na segunda maneira, deve-se tampar completamente a ponta da mangueira; assim sairá pouca água. Se a área de saída da água diminuir aos poucos, a velocidade aumentará para dar vazão sempre ao mesmo fluxo.
Para a realização desse experimento de baixo custo serão necessários os seguintes materiais: mangueira de jardim e transferidor.
Como realizar a atividade experimental: demonstração do professor
Medida do Alcance – Mantendo a velocidade de saída da água constante, varie o ângulo de lançamento, iniciando com 0º e variando até 90º em intervalos de 15º. Use um transferidor a fim de medir o ângulo de lançamento. Meça a distância atingida pela água e não se esqueça de anotar o ângulo e a distância, para fazer o gráfico mais tarde.
Repita o experimento mudando a velocidade. Nessa observação é importante que a velocidade de saída da água seja realmente constante. Se a mangueira tiver um desses bocais que controlam o jato é melhor escolher um jato que não se espalhe muito e variar a velocidade controlando a torneira. O vento pode atrapalhar bastante a trajetória. Lembre-se de que a resistência do ar modifica o movimento e nas equações não