Gruta rei do mato
Alessandra Fernandes Silva1; Diego Henrique Souza Silva2; Gabriela Fernandes da Silva3; Hiago Henrique Landolfi4; Juarez N. Silva5; Lucas Victor de S. Lopes6 ; Raianny Katherin N. Durães7; Sthefany de Melo Alves8; Taiza da Costa Alves9
Gabriela Camargos Lima 3 (Orientador)
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG lessandraf-silva@hotmail.com; diegohenriquesouza@autlook.com.br; gabriela.fernandesdasilva18@gmail.com; hiagolandolfi@hotmail.com; artmontagem@artmontagem.com.br; lucasvictor@hotmail.com; raiannyk@yahoo.com;sthefanymeloa@gmail.com; taiza_ea@yahoo.com.br; 3gabriela.lima@unibh.br;
RESUMO: ABSTRACT:
PALAVRAS-CHAVES:
____________________________________________________________________________
1 INTRODUÇÃO
O estudo da Região cárstica da Gruta Rei do Mato, bem como caracterizar impactos positivos e negativos causados pela intervenção humana e também as relações socioeconômicas e da fauna e da flora no entorno do local.
A Gruta Rei do Mato fica a 62 quilômetros de Belo Horizonte (MG), pela BR-040, junto ao trevo de acesso a Sete Lagoas, com uma área de 141,36 hectares, a Unidade de Conservação abriga uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais, de acordo com a Sociedade Brasileira de Espeleologia.
Região cárstica é um tipo de relevo geológico caracterizado pela corrosão das rochas, o que leva ao aparecimento de uma série de formações físicas, tais como cavernas, rios subterrâneos, paredões rochosos, dolinas, etc. Segundo (Aventura ABETA. 2009), este tipo de relevo ocorre, normalmente, em terrenos formados por rochas calcárias.
Rochas calcárias são rochas constituídas por calcita (carbonato de cálcio) e/ou dolomita (carbonato de cálcio e magnésio). Podem ainda conter impurezas como matéria orgânica, silicatos, fosfatos, sulfatos, etc. mas também pode ocorrer em outros tipos de rochas, como as rochas dolomíticas.
O Conselho Nacional Do Meio Ambiente (CONAMA) define na