ATPS Estruturas Metalicas ABNT
ESTRUTRUTURAS METÁLICAS
ATPS – Atividade Prática Supervisionada
Objetivo:
Etapa 1 – Passo 1
Aula Tema: Compressão Simples; Flexão Reta.
A partir dos vídeos os pontos de interesses importantes são a partir das estruturas metálicas, elas devem ser soldadas ou montadas em base de parafusos? Esta questão se baseia nos dois vídeos distintos que uma mostra sendo soldada no local da obra e outro a maneira que um Galpão/ Barracão é construído com mesmas estruturas porem utilizando parafusos.
Para que a estrutura metálica disponibilize os ótimos requisitos das normas sejam em resistência, durabilidade e qualidade elevada para atender as dos clientes, sendo permanentes o aparafusadas vai ao requisito do custo, mão de obra e o que seria mais apropriado na obra.
Etapa 1 – Passo 2
Ligações de estruturas metálicas e tipos de perfis utilizados
1 Custos de fabricação, montagem e manutenção.
A soldagem garante a perfeita união das peças sendo feito no tempo de fusão com aquecimento em torno de 400°C, o que é o mais utilizado e econômico ao que deve ser feito por um funcionário competente para que não ocorram danos como à falta de alinhamento e garantia da solda, a falta de prumos.
As ligações desmontáveis como feita com parafusos e pinos executada no Galpão possui um custo elevado devido às peças que tem dimensões feitas em polegadas com diâmetro nominal do furo que seriam as distancias os locais a serem parafusados não devem ser menor que 2,7d e pode ser remontada em outro local.
As estruturas metálicas são obtidas como alivio a obra, pois é fácil ao manuseio das peças e possui uma rápida execução. Resiste a grandes cargas e vãos elevados, e sua manutenção podem ser reduzidos utilizando aço resistente à corrosão obtendo uma ótima segurança os impactos de terremotos.
Esta tecnologia é nova para o Brasil mais já era utilizada nos EUA, sendo um grande avanço para o nosso país mais tem suas desvantagens se não for feita com precisão caso não