Grutas de Minas Gerais
Minas Gerais é um dos estados brasileiros mais ricos em grutas, lapas e cavernas. Por sua formação geológica, de grande extensão calcária, denominada Província Bambuí, Minas Gerais concentra a maior parte das grutas e cavernas do país. Das quatro mil e trinta catalogadas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), nada menos que mil seiscentas e trinta e três estão concentradas em Minas Gerais.
Gruta do Maquiné
Localizada próximo á Belo Horizonte na cidade de Cordisburgo, lugar onde nasceu o escritor Guimarães Rosa, destaca-se uma das mais famosas grutas de Minas Gerais, a Gruta do Maquiné. A gruta, descoberta em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, é considerada o berço da paleontologia brasileira e possui sete salões com belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho da água durante milênios.
A exploração científica do local foi realizada pelo botânico e zoólogo dinamarquês Peter Wihelm Lund, na área ele encontrou pedras, ossadas humanas, pinturas rupestres e restos de animais pré-históricos originários do período Quaternário, que corresponde à Era Cenozoica. Entre eles, esqueletos de aves fossilizadas com curvaturas de até três metros.
A Gruta do Maquiné se tornou ponto turístico por abrigar, ao longo de 650 metros, belas esculturas naturais e estalactites de diversas formas no teto da caverna. A área aberta para os visitantes, com aproximadamente 400 metros de extensão, é estrategicamente iluminada para realçar as figuras desenhadas pelo tempo, a Gruta do Maquiné foi a primeira gruta iluminada do Brasil.
Gruta Rei do Mato
A gruta Rei do Mato está localizada no município de Sete Lagoas, a apenas 70 quilômetros de Belo Horizonte. Tem quase um quilômetro de extensão, mas apenas 220 metros são abertos para visita. Passarelas e mais de 100 degraus levam a quatro galerias, iluminadas artificialmente onde pode-se observar estalagmites, estalactites e cascatas de pedras calcárias.