Feições Cársticas de Sete Lagoas-MG
Sete Lagoas está situada pouco ao norte de Belo horizonte, Centro Sul de Minas Gerais. Boa parte de seu território está sobre rochas carbonáticas de idade Proterozóico Superior. Em sua paisagem encontramos grutas, dolinas, mogotes, sumidouros, ressurgências entre outros. Esses fenômenos estão associados a ação da água e presença em condições de subsurperficie. É uma área extremamente rica, nela estão contidos excelentes exemplares do relevo e mata Ciliar, mata seca e cerrado. O município é constituído por diversas lagoas associados a dolinamentos, e diversas grutas, a mais conhecida é a Rei do Mato.
A gruta Rei do Mato uma feição geomorfológica típica do carste, vem sofrendo variada gama de impactos ambientais em seu interior e se encontra em meio a mata de transição – Mata Atlântica para o Cerrado. Suas formações de estalagmite e estalagtite chegam a 12m de altura e 25cm de diâmetro. O micro-clima interno desenvolvido, a biota (fauna e flora) interna, e a diversidade morfológica ainda em desenvolvimento do endocarste. O maciço da gruta Rei do Mato tem direção aproximada norte-sul e forma o eixo de um anticlinal. O sentido de fluxo da água neste maciço é para leste, caracterizando um divisor de águas interno ao carste.
Acessado em 10/02/2014, ás 18:00 horas.
Grutas
Sua formação depende do trabalho químico e mecânico da água, e propriedades físicas do terreno. O bicarbonato de cálcio, passando assim de uma substância insolúvel a uma substância solúvel. No seu processo de permeabilização estas águas ao atingirem as amplas cavidades anteriormente formadas grutas geram pequenas gotas que se desprendem dos tetos, das mais variadas alturas criando nesse processo todo o tipo de formações. As cavernas são formadas pela dissolução de Carbonato de cálcio em água. Esse sal é muito comum na natureza e pode ser encontrado em grande quantidade na constituição do Calcário. Ele não é muito solúvel em água; no