Grupos e Equipes
O presente trabalho tem por objetivo realizar um resumo sobre as atividades que foram dadas em sala de aula, tendo como ponto de apoio o livro e trabalhos científicos via internet. Consiste em uma pesquisa sobre grupos e equipes de trabalho dentro das organizações. Para isso, utilizou-se a pesquisa básica, exploratória e bibliográfica. Pretende-se apresentar os conceitos teóricos relacionados ao tema da pesquisa apresentando os grupos e equipes de trabalho com atuação variada dentro da empresa.
Palavras-chave: Psicologia Organizacional, Organizações, Grupos,
Equipes de Trabalho
1 INTRODUÇÃO
O termo Psicologia Organizacional e do Trabalho, empregado desde a década de 90, tem por objetivo contemplar a atual diversidade da área, de modo a propor a existência de dois grandes eixos de fenômenos que envolvem aspectos psicossociais: as organizações, enquanto ferramenta social formadora de coletivos humanos e o trabalho, enquanto atividade básica do ser humano reprodutora de sua própria existência e da sociedade ( Bastos, 2003).
Você encontrará um conjunto de informações relacionadas ao funcionamento de grupos e equipes de trabalho, assim como às peculiaridades que caracterizam o comportamento dos seus membros.
Mais do que um roteiro de como trabalhar com grupos e equipes desejase favorecer a sua reflexão a respeito da complexidade do comportamento humano, quando inserido numa coletividade que, neste caso, desempenha as suas atividades num cenário maior chamado
“organização”.
As informações obtidas e relacionadas à forma de integração dos grupos e equipes têm suas peculiaridades. Faz-se necessário uma reflexão e leitura que favoreçam o comportamento das pessoas envolvidas, assim como, a forma de direcionamento que as pessoas tomam dentro desse organismo social e a relação de desempenho desenvolvidas dessa interação.
2 GRUPOS
Os grupos são conjuntos formados por duas ou mais pessoas que possuem características e afinidades comuns,