Qual a fórmula certa para a educação científica: A situação de estudo como norteadora da docência.
Muitos jovens hoje sofrem as consequências por não terem tido esclarecimentos, orientações e informações sobre sexualidade nesta fase. Por isso o fundamental para a educação sexual:
[...] é garantir a participação ativa dos jovens, possibilitar uma discussão aberta para que haja formação de novos cidadãos mais responsáveis. Para que isso aconteça, é preciso que a escola faça o papel de integradora, entre a sociedade e o jovem, afinal é importante levar em consideração o que acontece fora dos muros da escola e que o aluno seja ouvido de forma desprovida de moralismos e preconceitos para ser ajudado a analisar seus valores morais e éticos. (COSTA, 2000).
Uma relação aberta entre discentes e docentes, uma forma inusitada e criativa de trazer à tona assuntos como sexualidade, drogas e violências. A seguir o fluxograma expressa algumas das atividades e dinâmicas desenvolvidas durante o estágio e abaixo a avaliação feita pelos jovens após cada atividade (a pesquisa foi desenvolvida após o término do estágio, onde o título e a dinâmica de cada atividade estavam disponibilizados na folha entregue aos estudantes, estes poderiam pontuar destacar pontos negativos e positivos e trazer sugestões para eventuais melhorias).
Tabela 1: atividade relacionada a situação de estudo “responsabilidade e sexualidade
AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES: Em uma escala de zero a dez, a nota foi nove. As sugestões dadas pelos estudantes foi a de disponibilizar não um ovo, mas um ser vivo. Quanto à dinâmica do trabalho os estudantes avaliaram como positiva. Abaixo o depoimento de um dos estudantes em relação a este trabalho.
Observação: Os estudantes receberão nomes fictícios para que sua identidade seja mantida em anonimato.
“Gostei muito da atividade, me fez pensar