Grupos de pressão
Muitas são as confusões que a mídia e as pessoas fazem com os termos: grupos de pressão, grupos de interesse, lobby e outros relacionados e esses. Não se sabe bem ao certo quais papéis eles desempenham. Geralmente eles são relacionados a uma coisa ruim. O objetivo principal desse artigo é esclarecer o que é grupo de pressão, como ele atua e quais as suas intenções. Não somente isso, mas diferenciar grupos de pressão de grupos de interesse e lobby. Esses três termos são confundidos diariamente. Pretende-se comparar a atuação do grupo de pressão com a dos partidos políticos, mostrando suas semelhanças e suas diferenças. E outra questão a ser abordada é a influência que esse grupo tem sobre as eleições e sobre os poderes: legislativo, executivo e judiciário.
Palavras-chave Grupos de pressão, influência, lobby, interesses, pressão.
Introdução
O século XX conhece sociedades, grupos, classes e partidos como elementos essenciais da vida política em substituição aos antigos mitos do cidadão soberano e da vontade geral tão habituais na abstrata teoria do Estado, que chegou a sociedade como herança do liberalismo. São mitos que só sobrevivem na linguagem jurídica das constituições e dos publicistas e de modo nenhum encontram confirmação nos fatos.
(BONAVIDES, Paulo. Ciência política. 13. ed. São Paulo: Malheiros, 2006. p.460)
A democracia social não exprime a vontade do homem que tem experiências isoladamente, mas refere-se sempre a uma agregação humana que se vinculou por ter os mesmos interesses. Esses interesses, parcialmente coletivos e em busca de representação, dispõe na democracia pluralista do Ocidente de dois canais para chegarem ao Estado: os partidos políticos e os grupos de pressão. (BONAVIDES, Paulo. Ciência