Grupos de pressão
Grupos de Pressão
Gustavo Vieira
Rio de Janeiro
2013
Grupos de Pressão
Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos (FNDDH)
(Encontrado na reportagem “3 Dias de Drogas em Brasília”, na revista SemSemente, ed. 03 / Ano 02 Nov-Dez 2012)
“A Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos (FNDDH) foi criada em 2012 reunindo entidades e movimentos sociais que lutam por políticas públicas de drogas baseadas nos direitos humanos, no respeito aos princípios do SUS, às diretrizes da IV Conferência de Saúde Mental Intersetorial e da XIV Conferência de Saúde, além do que preconiza o Decreto 7053 que trata da política nacional da população em situação de rua. Defende uma Política de Segurança Pública baseada na garantia dos direitos humanos e sociais e não na repressão policial, ações higienizadoras e criminalizadoras da pobreza. Posiciona-se contra a atual política de drogas e assume os princípios da Luta Antimanicomial e da Redução de Danos no acolhimento e no tratamento de usuários abusivos de drogas nos princípios da lei 10.216/01 e do SUS.”
Vocação notavelmente ideológica.
Atua fortemente fazendo denúncias ao público sobre assuntos que divergem de seus princípios. Está também presente em eventos relacionados às drogas, emite notas ao governo com a assinatura de várias instituições que fazem parte da Frente e o apoia vários movimentos defensores das diretrizes da Frente, que são:
1. Defender o pacto voluntário por adesão de entidades e movimentos da sociedade civil com a finalidade de organizar o debate e construir estratégias de luta em prol das políticas públicas sobre drogas baseada na dignidade e direitos humanos.
2. Defender o estado laico.
3. Defender a consolidação e ampliação do SUS, do SUAS e de todas as políticas públicas com participação popular e o respeito às decisões das conferências
4. Denunciar as ações conservadoras, policialescas, higienistas e criminalizadoras contra as