grupo familiar
É de relevante importância na formação do psiquismo a primeira fase da vida do indivíduo que compreende o momento da concepção/gestação aos 5 anos aproximadamente.
Então para a criança se desenvolver, para se sentir segura na vida, realizada nas suas necessidades, tem como fator primordial o lar estruturado. Ou seja, com casa, pai, mãe, irmãos e demais componentes inerentes à vida normal de um indivíduo. Assim evita a mal formação de caráter, onde a criança se torna agressiva vindo mais tarde a ser um problema para a sociedade. A exemplo, tudo o que se encontra na contramão de uma sociedade estruturada: assaltantes, desajustados, mendigos, estelionatários, estupradores, dependentes de outras, etc.; enfim, tudo o que não se coaduna com a civilidade.
A personalidade de um indivíduo é formada por um conjunto de fatores constitucionais ou genéticos, experiências emocionais na relação com os pais bem como impressões na interação social durante a vida como fatores sociais, traumas, perdas e outras.
Isso tudo porque no momento do nascimento do indivíduo, a única parte emocional que lhe é inerente, são os instintos, similar aos animais e com o tempo decorre o desenvolver ou formação da personalidade, através do componente identificação, na interação com o mundo ao seu redor. A princípio essa interação acontece com os imediatamente próximos, ou seja, pai e mãe, onde a criança vai incorporando aspectos comportamentais, características de ambos, depois essa relação vai se alargando com os amiguinhos, babá, outros familiares como tios, primos avós, escola, sociedade, etc, onde todos terão um papel importante na vida desse indivíduo.
Portanto, quanto rico for o ambiente ao redor da criança quando do seu crescimentos, mais rico e harmonioso o crescimento do seu emocional.
Importante salientar que esses componentes que vão se incorporando ao indivíduo, são de matizes positivas e negativas.
Temos como fator singular ou determinante desta etapa da vida, a