GRUPO DE ORIENTA O FAMILIAR
CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA
UNIP – JUNDIAÍ
GRUPO DE PAIS
SESSÃO 1:
Objetivos:
Integração do grupo (entre participantes e orientadores);
Conhecimento dos participantes a respeito da dinâmica dos encontros;
Procedimentos:
Dinâmica de apresentação e quebra-gelo entre os integrantes do grupo e estagiários (crianças e adultos): em um círculo com os participantes em pé, utilizando uma bola, cada participante deverá falar seu nome e passar a bola para um desconhecido, então esse diz seu nome e passa a bola para outro e assim por diante até todos terem dito seus nomes.
Dinâmica para integração do grupo: entregar uma folha de papel e caneta para cada participante, pedir que estes escrevam nesta folha características de si mesmo, “quem eu sou?”, estipulando um tempo de até 10 minutos para realizarem esta tarefa, após escreverem no papel, os estagiários irão recolher os papeis e dobrá-los, colocar numa caixa, e passar entre os participantes para que peguem um papel da caixa (que não seja o seu) e pedir para que leia em voz alta e através do que foi escrito dizer a quem pertence tais características. Falar com os participantes a respeito de como foi pensar sobre si mesmo.
(Plano B) Dinâmica para mostrar a valor do trabalho em equipe: Os estagiários entregam uma bala ou um doce para cada participante e diz a estes que podem comer, porém não podem abrir usando as mãos. Os estagiários devem observar como os participantes tentam solucionar tal questão (podem pedir ao outro para que abra a sua bala ou doce) e ressaltar rapidamente a importância do trabalho em grupo.
Explicar aos participantes do grupo o formato e a sistemática dos encontros de orientação.
Solicitar que os participantes falem sobre qual assunto gostariam de abordar nos encontros posteriores. Verificar o que é de interesse do grupo.
Tarefa de Casa:
Solicitar aos participantes que registrem durante cinco dias comportamentos adequados emitidos pela criança a partir de observações