Relat Rio 5
RESUMO
A aula realizada no dia 24 de outubro de 2014 teve como objetivo identificar os ânions cloreto, brometo, iodeto, sulfato, carbonato, acetato e tiossulfato a partir de
OBJETIVOS
Identificação de ânions.
Desenvolver a habilidade de manuseio de materiais presentes no laboratório.
1. INTRODUÇÃO:
Conforme material didático disponibilizado pelo professor, química analítica é a ciência que estuda os princípios e a teoria dos métodos de análise química que permitem determinar a composição química das substâncias ou de misturas das mesmas. A química analítica engloba análises químicas qualitativas e quantitativa.
“A análise de ânions é a identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem uma substância” (BARBOSA, 2010) Segundo Oliveira (2010), a determinação de ânions encontra extensa aplicações em vários segmentos da indústria (química, farmacêutica, alimentícia, etc), bem como na caracterização de amostras biológicas e ambientais. Deve-se trabalhar em condições adequadas para eliminar qualquer tipo de interferência na identificação, já que uma amostra submetida a análise pode conter grande número de ânions (ASSIS, SATIRO, 2010). De acordo com Oliveira (2008), diferentemente dos cátions, os ânions não apresentam uma marcha sistemática para uma separação em grupos sua identificação. Os ânions são classificados de acordo com seus aspectos, que são os seguintes: reações que apresentam precipitação; reações que apresentam oxidação e redução e reações que quando acidificadas com ácido sulfúrico apresentam eliminação de gases. Ainda de acordo com Oliveira (2008), a amostra a ser analisada será submetida a uma série de testes, levando em consideração solubilidade da amostra, pH, tratamento com ácido sulfúrico concentrado, reações com diferentes compostos como o nitrato de prata, cloreto de bário e também testes de solubilidade em meio ácido.
2. MATERIAIS E MÉTODOS:
2.1 Materiais
Estante para tubos de ensaio