GRUPO ADVERSIDADE
DISCIPLINA: ATIVIDADE INTEGRADORA I
PROFESSORA: ENF. SILVIA
ENF. DAMIANA
1° CICLO – ENFERMAGEM – PUC GOIÁS
COMPONENTES: MARIA IZABEL P. ALVES
MYCHELE B. ALMEIDA
NAYARA B. FERREIRA
GRUPO ADIVERSIDADE
GOIÂNIA – 2014/2
TRANSPORTE PÚBLICO
Arco da Problematização de Maguerez
Transporte Público
Observação da Realidade
Transporte público ou transporte coletivo designa um meio de transporte no qual os passageiros não são proprietários deles, e são servidos por terceiros. Os serviços de transporte público podem ser fornecidos tanto por empresas públicas como privadas. Pontos Chaves
Pouca quantidade para o número de usuários;
Atraso nos horários das linhas;
Insegurança para os passageiros;
Superlotação
Falta de conforto nos coletivos;
Estrutura precária dos pontos de ônibus;
Falta de conscientização com idosos, gestantes, portadores de deficiência física e obesos.
Teorização
Goiânia é uma cidade marcada pelo seu intenso crescimento populacional, com apenas 74 anos a cidade já possui cerca de 1.301.892 habitantes sendo classificada como o décimo segundo município mais populoso do Brasil.
Esta característica a torna uma cidade que possui sérios problemas relacionados a falta de uma boa infra-estruturar, principalmente em assuntos que envolvem o transporte público.
Os usuários do Transporte coletivo da capital Goiânia convivem com uma situação de desconforto, riscos e humilhação a muito tempo.
O número de veículos para este fim é incompatível com as necessidades da população, por isso nos deparamos todos os dias principalmente nos chamados horários de picos, com superlotações, atrasos, estresse e falta de educação tanto dos usuários que estão cansados de passar por isso, quanto dos motoristas que ouvem as reclamações.
Teorização
O poder público ainda não entendeu que o transporte público pode ser a salvação para os engarrafamentos que estão se tornando cada vez mais comuns em
Goiânia.
A alguns anos