grupo 2
Os elementos magnésio, cálcio, estrôncio e bário pertencem ao grupo II da Tabela Periódica apresentando configurações eletrônicas similares. Disto decorre a semelhança de suas propriedades. O magnésio, é o metal que apresenta propriedade mais diferenciada do restante do grupo, devido ao seu pequeno tamanho e por esta razão, às vezes não é classificado junto com esses elementos no processo de separação analítica. O experimento realizado em laboratório consistiu em identificar os cátions magnésio, cálcio, estrôncio e bário, envolvendo os conceitos sobre reações de precipitação, ácidos e bases e solubilidade. Foi possível verificar através de diversas reações como os tamanhos dos ânions influenciam na solubilidade quando os mesmos estão reagindo com os metais do grupo II.
OBJETIVO
O objetivo da prática realizado em laboratório consiste em identificar por meio de análises qualitativas os cátions do grupo II, os metais: Mg2+, Ca2+, Sr2+ e Ba2+, envolvendo os conceitos sobre reações de precipitação, ácidos e bases e solubilidade
Fundamentação Teórica
Os elementos magnésio, cálcio, estrôncio e bário pertencem ao grupo II da Tabela Periódica apresentando configurações eletrônicas similares. Disto decorre a semelhança de suas propriedades. O magnésio, é o metal que apresenta propriedade mais diferenciada do restante do grupo, devido ao seu pequeno tamanho e por esta razão, às vezes não é classificado junto com esses elementos no processo de separação analítica.
O magnésio é um metal branco, maleável e dúctil. Funde a 650°C. Queima facilmente em ar ou oxigênio, formando o óxido MgO ou o nitreto Mg3N2. Os íons Mg2+ apresentam-se incolores em soluções, seus sais são de caráter iônico, brancos ou incolores, ao menos que esteja presente um ânion colorido. Seu óxido, hidróxido, carbonato e fosfato são insolúveis, os outros sais são solúveis. Eles têm sabor amargo. Alguns dos sais são higroscópicos.
O cálcio é um metal branco prateado, relativamente mole.