Grupo 1
1) Tem como objectivo a partilha de dispositivos, dados, e programas em grande quantidade. Com grande capacidade de resposta (rápida e eficaz) a todos os pedidos dos vários utilizadores. Estão preparados para trabalharem ininterruptamente em ambientes de elevada exigência. Normalmente estes sistemas estão instalados em áreas dotadas de características especiais.
2) As áreas de acesso condicionado; sistemas de detenção e extinção de incêndios; sistemas de arrefecimento e áreas amplas e monitorização 24 horas.
3) Estes sistemas diferenciam-se dos restantes pela grande capacidade de dispositivos de entrada e saída (\/0); Multiutilizadores e multitarefas.
4) Utilizados em médias e grandes empresas; áreas comerciais, de armazenamento e de fabrico.
5) Pode ser entendido como um programa em execução, mas o seu conceito é mais abrangente. A estrutura que assegura a manutenção das informações chama-se processo.
6) As propriedades mais importantes são o identificador; programa; Espaço de endereçamento.
Identificador- Atribuído pelo SO na operação de criação;
Permite referenciar o processo nas operações que actuam sobre ele.
Programa- Cada processo executa um programa que devera ter sido carregado a partir de um ficheiro executável; O nome do ficheiro executável não identifica o processo porque outros processos podem estar a partilhar o mesmo código.
7) Os vários estados que um processo pode passa são:
New – Processo é recém-criado
Read – Processos pronto a ser executado
Runnig – Processo a utilizar o processador
Blocked - Processo inactivo á espera que:
Termine uma operação |/O.
Outro processo liberte recursos.
Não possuir recursos na memória principal. Exit – Processo terminado.
8) Os processos de acordo com o tipo de processamento que realizam são:
CPB-Bound
|/O – Bound
Memorias
Gestão
Terminal
9) Gestão de memória pode residir vários programas em simultâneo na memória, sendo cada um executado durante um determinado