Layer Vermelho - Urbanismo
55 cm
7 cm
45 cm
0,7 m
8 cm
1m
As mesas e bancos criadas, possuem um formato cilíndrico baseadas em médias das dimensões brasileiras do corpo humano. A concepção inicial teve o intuito de criar um suporte ao público, sem que afetasse o espaço de forma significativa. Com essa finalidade, a intervenção baseia-se em mesas e cadeiras que se localizam no chão compondo o piso e quando necessário tomam suas respectivas funcionalidades.
No chão em locais estratégicos para obter uma uniformidade de ocupação do local, estão situados ambos, ou seja, a mesa e os bancos. Para usar a edificação basta segurar na alça presente em cima destes e puxar para cima para tirar o objeto do chão, com o objeto suspenso, basta girar no sentido horário para travar a altura mais propícia ao tamanho do usuário, para guarda, girar no sentido reverso e descer ambos levemente.
MATERIAIS
O material escolhido foi o policarbonato de bisfenol A, por ter propriedades semelhantes ao vidro, porém altamente resistente ao impacto, boa estabilidade dimensional, boas propriedades elétricas, boa resistência ao escoamento sob carga e às intempéries, resistente a chama.
MANUTENÇÃO
INSTALAÇÃO
Para garantir o bom funcionamento da intervenção deve-se periodicamente verificar a qualidade do óleo que encontra-se no vãos que garantem o movimento da estrutura.
É necessário que haja uma capsula para o isolamento do material enterrado no chão, a mesma deverá ser feita de um material resistente que não oxide com facilidade, optando assim pelo aço inox. Os pinos presentes aos bancos e na mesa são pressionados para dentro dos respectivos objetos e encaixados nas fendas encontradas nas capsulas que regulam as alturas do individuo que ira utilizar o banco.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO - FAUeD
ATELIÊ DE PROJETO INTEGRADO I
ALUNOS: GUILHERME CIRILO
PEDRO MACHADO