1 Forma O De Grupos
Nos temas anteriores, você estudou a estrutura de uma organização e o perfil do indivíduo que faz parte da organização. Neste tema, você estudará conceitos relacionados a grupos e equipes.
Você saberia conceituar equipe e grupo? Poderia destacar a diferença entre um e outro? Por que eles são tão necessários para a organização? Pois bem, se o indivíduo é um recurso tão importante para uma empresa porque possui o conhecimento de que ela precisa, imagine um grupo de pessoas pensando e trabalhando junto em prol de um objetivo comum?
Formação de Grupos
Grupo é caracterizado simplesmente pela concentração de pessoas. Por exemplo, em uma viagem de navio, em uma sala de cinema ou, ainda, em um parque. São pessoas reunidas, mas que não possuem objetivos conjuntos.
Grupo psicológico, como o nome já antecipa, é a união de pessoas que reconhecem o objetivo do grupo e a importância de sua presença nele. Os indivíduos que formam o grupo psicológico sabem identificar a importância do outro no grupo e reconhecem sua necessidade para o alcance dos objetivos estabelecidos. O grupo psicológico também pode ser chamado de “equipe”.
De qualquer forma, não se descarta a possibilidade de um grupo tornar-se uma equipe ou um grupo psicológico, afinal, estes são formados pela união de pessoas que interagem e trabalham com o mesmo objetivo. Por isso, em uma situação, por exemplo, de tensão (um naufrágio), um grupo de viajantes em alto-mar pode, por necessidade, trabalhar em conjunto, formando uma equipe, destacando inclusive nesse processo um líder natural.
Existem fatores específicos para a formação de equipes, são eles:
Mínimo de duas pessoas e máximo de 30 para a comunicação acontecer facilmente.
Rede de comunicação efetiva para contato e transmissão de informações diretas e transparentes.
Identidade coletiva, que faz com que o indivíduo se sinta realmente integrante da equipe.
Objetivos comuns individuais que