Sobre Investimento
Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos), com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado, compensando inclusivamente a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo).
Num sentido amplo, o termo aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas, como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações). Nesses termos, investimento é toda aplicação de dinheiro com expectativa de lucro.
Num sentido estrito, em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte) ou seja, em bens de capital.
Um exemplo:
Neste prisma, uma empresa têxtil cuja capacidade diária de produção seja de 1.000 calças decide adquirir una máquina para produzir 2.000 calças por dia. No início, o investimento irá constituir despesas para a empresa, tendo em conta que terá de desembolsar dinheiro para comprar essa máquina. O objectivo consiste em recuperar esse dinheiro através do aumento da produção e, com o passar do tempo, obter mais lucros do que aqueles que conseguia antes de fazer a aquisição da máquina.
Um investimento contempla três variáveis: o rendimento esperado (quanto se espera ganhar), o risco aceitado (que probabilidade há-de obter o rendimento esperado) e o horizonte temporal (quando se irá obter lucros).
Após a escolha de qual será o investimento, é necessário realizar um projecto de viabilidade do mesmo, para avaliar as alternativas mais favoráveis para a implantação e para assim, ter como base fontes concretas para a tomada de uma decisão favorável à organização. Por fim, depois de tomada a decisão, cabe ao administrador financeiro, junto a outras áreas da organização, aprovar o projecto e sua implantação, ou, refazer o projecto para avaliar novas alternativas para o alcance dos objectivos que é o