Cations do grupo 1
Nome dos Alunos: Wellington Luiz Pinto, João de Oliveira Silva, Clécias Hermana Lopes de Souza, Diogo Castro de Andrade.
Disciplina: Química Analítica Qualitativa
1 – Introdução Teórica
A Química Analítica Qualitativa identifica os elementos ou íons de uma substância, uma vez que nada no nosso planeta é puro totalmente, essa ciência pode nos ajudar muito a detectar o que em determinadas misturas e soluções.
A análise qualitativa pode ser feita de duas maneiras. A primeira maneira é por via seca, onde o material, no estado sólido a ser analisado, em sua maioria um cristal, é aquecido através de uma fonte de calor e seus elétrons são excitados liberando luz, a coloração de cada luz é única de cada cátion. Outra maneira é a por via úmida onde as reações químicas ocorrem entre íons em solução, isto é, em solução aquosa. A identificação e a confirmação de íons (cátions e ânions) são melhor quando realizado em via úmida Na análise de substâncias inorgânicas quase sempre se utiliza soluções aquosas de sais, ácidos ou bases.
A análise qualitativa que é a determinação das substâncias presentes em uma amostra envolve a separação e a identificação de íons por precipitação, formação de complexo ou controle de pH.
Na análise qualitativa a estratégia é escolher soluções de partida que forneçam, ao serem misturadas, um precipitado do composto insolúvel desejado. Pode-se, então, separar o composto insolúvel e mistura reacional por filtração. Nesse processo a formação de um precipitado é usada para confirmar a identidade de certos íons, e as regras de solubilidade são usadas para produzir e racionalizar as reações de precipitação.
Para análises qualitativas, os cátions podem ser classificados em 5 grupos, levando em consideração o modo com que estes reagem com alguns reagentes seletivos, principalmente pela formação ou não de precipitados. A classificação mais comum está relacionada com a diferença