1 GRUPO DE CATIONS
CCTA – CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR
UATA – UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
UACTA- UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL
PRIMEIRO GRUPO DE CÁTIONS- GRUPO DA PRATA
POMBAL – PB
2014
UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CCTA – CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR
UATA – UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
PROFESSORA: MORGANA CANUTO
EDYCARLA FERREIRA DE ALBUQUERQUE
JONAS DA SILVA
JULIANA NOBREGA CLEMENTE
SARA ALVES DE CARVALHO ARAÚJO
Segundo relatório apresentado à disciplina Química Analítica Experimental como requisito parcial para obtenção da nota do 1° estágio.
POMBAL – PB
2014
INTRODUÇÃO
Para fins de análise qualitativa sistemática, os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes, ou seja, os íons de comportamento análogo são reunidos dentro de um grupo. A classificação baseia-se no modo como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não de precipitados. A importância da análise de cátions é a identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem uma substância. Quando dispomos de uma amostra desconhecida, a primeira exigência é, geralmente, determinar quais as substâncias que nela estão presentes numa amostra desconhecida.
Os cátions do grupo I, ou grupo dos cloretos insolúveis, consistem em íons que formam cloretos insolúveis. Podem ser identificado em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades, como a solubilidade, dos elementos permitem a formação de precipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração.
O objetivo principal da analise é a formação de cloretos insolúveis (precipitado) de cátions do grupo 1 ( Ag+, Pb2+, Hg2+ ).
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Classificação analítica dos cátions
Estudo dos cátions do grupo I
Os cátions do grupo 1 são: