Introdução aos cátions do grupo 1
A análise química é, precisamente, o estudo científico dos princípios e teorias dos métodos analíticos que nos permitem determinar a composição química das substâncias ou de misturas das mesmas. Essa analise torna possível perceber do que se compõe qualitativamente a substancia, ou seja, reconhecer os elementos ou íons que a constitui.
Substancias simples são aquelas que contem somente um íon positivo. Em sua maioria, são constituídas de sais que contêm um cátion metálico ou um íon amônio. Em nosso caso, como foi uma mistura complexa, a analise sistemática não separa os íons um a um, mas sim em grupos, conforme o comportamento diante de certos reagentes que se denominam reagentes de grupo. Assim, Ag+, Hg22+ e Pb2+ formam com o íon Cl- os sais AgCl, Hg2Cl2 e PbCl2 que são insolúveis em água. De forma que, ao tratar a solução em estudo com HCl dil., os três cátions (Ag+, Hg22+ e Pb2+) precipitam. Na química analítica, a classificação dos íons baseia-se nas diferentes solubilidades dos sais e dos hidróxidos que eles formam. Essas diferenças nas solubilidades permitem separar uns dos outros os vários grupos de íons como propôs Alexéev.
Essa classificação segue uma lógica de se utilizar propriedades cada vez mais específicas até que se obtém uma reação de precipitação com ou sem formação de cor para cada íon presente. Embora o Ag+, Hg22+ e Pb2+ sejam semelhantes na formação de AgCl, Hg2Cl2 e PbCl2 , nas reações seguintes apresentam uma relevante diferença de comportamento, permitindo,após a precipitação, isolar e identificar os íons, por meio de características especificas de cada um.
Questões da ficha de analítica:
4- Qual é a ação da água quente sobre o precipitado de cloreto primeiro grupo? R= Todos os cloretos tornam-se mais solúveis com o aumento da temperatura. Em 1 ml de água o cloreto de prata dissolve dez vezes mais a 100oC do que a 25oC mas, a quantidade solúvel é penas de 0,021 mg. O PbCl3 só triplica sua solubilidade