Cátions do Grupo 1
FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
Química Analítica Qualitativa
Docentes: Profa. Dra. .......
Prof. Dr. .......
Cátions do Grupo I (Na+, K+, NH4+)
Alunos: Matrículas:
AAAAAA – MG
14/11/2013
1 Análise qualitativa por via seca: teste de chama
Para identificação do íon Na+, borrifou-se sobre a chama do bico de Bunsen uma pequena porção de solução cotendo íon Na+, como resultado observou-se a coloração amarelo persistente, desenvolvida pela chama. Assim percebe-se que o teste de chama é um procedimento confiável para a identificação do íon Na+.
Em seguida, foi borrifado sobre a chama a solução contendo o íon K+ observando uma coloração violeta pouco persistente desenvolvida pela mesma. Posteriormente, as duas soluções foram borrifadas (uma contendo o íon K+ e outra contendo o íon Na +), apresentando coloração amarela intensa, pois o íon Na+ atua como interferente onde não é possível ser observado a cor violeta do íon K+.
2 Análise qualitativa por via úmida
2.1 Potássio
2.1a Reação com ácido perclórico em presença de etanol Em um tubo de ensaio foram adicionados 3 gotas da solução de KCl 0,2 mol L-1 e 5 gotas de uma solução de HClO4 20%. Nesta reação adicionou-se etanol, pois inicialmente não houve alteração na solução. Com a reação observou-se a formação de um precipitado branco após a adição de 1 gota de etanol, conforme apresentado pela equação:
Observações: Pouco precipitado
Reações químicas: K+(aq) + ClO4- (aq) KClO4(s)
Interferentes: não há interferente.
Particularidades: A reação é bastante seletiva para identificação do íon K+.
2.1b Reação com cobaltonitrito de sódio Em um tubo de ensaio, foram adicionadas, respectivamente, 3 gotas da solução de KCl 0,2 mol L-1; 3 gotas da solução de CH3COOH 3,0 mol L-1 e 3 gotas da solução de CH3COONa 3,0 mol L-1. Em