Gripe
A gripe é uma doença altamente infecciosa causada pelos vírus de RNA do tipo influenza, que ainda se subdivide em três, o influenza A, B e C.
Influenza A
A influenza A tem o potencial de ser o mais perigoso e prejudicial dos três tipos de vírus da gripe. Predominantemente encontrada em pássaros selvagens, a estirpe A pode e tem sido transmitida entre diferentes espécies animais, incluindo humanos. Quando é transmitida, a estirpe altera-se e o vírus pode evoluir sem problema. Quando isto ocorre, em conjunto com o fato de a influenza ser um vírus altamente contagioso, podem ocorrer pandemias e surtos massivos do tipo A. A gripe suína e a gripe das aves são ambos exemplos do tipo A que evoluíram através das espécies resultando num vírus potencialmente mortal.
Estes vírus podem também ser divididos em diferentes subtipos dependendo do tipo de proteínas presentes na sua superfície, denominadas hemaglutinina (H) e neuraminidase (N). Por exemplo, a gripe suína é também conhecida como H1N1 e a gripe das aves é conhecida como H5N1.
Influenza B
A influenza B é encontrada em humanos. É o tipo mais simples de gripe que pode ter, uma vez que este não tem uma forte capacidade de sofrer mutação e evoluir, tornando o vírus estável. Como o vírus se mantém o mesmo, foi criada uma cura e as pessoas que sofrem deste tipo podem ser tratadas relativamente fácil e eficazmente. A estirpe B sofre mutações três vezes mais devagar que a estirpe A e por isso, os humanos são capazes de desenvolver imunidade contra esta desde cedo.
Influenza C
O tipo C é o tipo menos comum de influenza. Infecta seres humanos, cães e porcos. Raramente infecta adultos, mas pode infectar crianças pequenas. Pode causar infecções respiratórias e complicações no caso de uma pessoa ser infectada.
Sintomas
Podem aparecer subitamente ou dois dias após a infecção, os principais são os seguintes:
Febre, calafrios e tremores;
Tosse;
Rinorreia;
Congestão nasal;
Dores musculares, principalmente