ensaios de dureza
CÍCERO
ENSAIO DE DUREZA
ARAXÁ
2014
Sumario
Introdução
Na ciência dos materiais, dureza é a propriedade característica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes e está inversamente relacionada com a força de ligação dos átomos.
Basicamente, a dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de um material "riscar" o outro, como na popular escala de Mohs para os minerais, que é uma tabela arbitrada de 1 a 10 na qual figuram alguns desses em escala crescente a partir do talco ao diamante. Outra maneira de avaliar a dureza é a capacidade de um material penetrar o outro. A dureza é a resistência que um material apresenta ao risco ou a formação de uma marca permanente, quando pressionado por outro material ou marcadores padronizados.
Os métodos mais aplicados em engenharia utilizam penetradores com formatos padronizados e que são pressionados na superfície do material sob condições específicas de pré-carga e carga, causando inicialmente deformação elástica e em seguida deformação plástica. A área da marca superficial formada ou a sua profundidade (dependendo do tipo de dureza) são medidas e correlacionadas com um valor numérico que representa a dureza do material. Esta correlação é baseada na tensão de que o penetrador necessita para vencer a resistência da superfície do material. Portanto, o ensaio de dureza consiste na impressão de uma pequena marca na superfície da peça, pela aplicação de pressão com uma ponta de penetração. Esse ensaio é amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, tratamentos superficiais, vidros e laminados, devido à vantagem de fornecer dados quantitativos das características de resistência à deformação permanente das peças produzidas.
Objetivos dos Ensaios
Os ensaios de dureza tem