Gremio
IMEC
JORCYDAN VALOÍS LOBATO
DIVISÃO DE TRABALHO
São Luís
2014
INSTITUTO MARANHENSE DE ENSINO E CULTURA
IMEC
JORCYDAN VALOÍS LOBATO
Professor: Renato
Tema: DIVISÃO DE TRABALHO
RESUMO
A divisão do trabalho corresponde à especialização de tarefas com funções específicas, com finalidade de dinamizar e otimizar a produção. Assim produz mais eficiência e rapidez ao sistema produtivo.
A divisão do trabalho faz com que o trabalhador adquira uma agilidade maior e com isso fique “treinado” na execução de seus movimentos, provocando assim uma diminuição no tempo gasto, o resultado é o aumento da produção em todo período de trabalho. A divisão pode favorecer a vida em sociedade, pois cada indivíduo tem sua função na estrutura social, desempenha algo que é necessário e útil para si e para as outras pessoas.
Palavras-chave: Produtividade e saúde colaborador
2. PROBLEMATICAS
A divisão, mesmo apresentando vantagens, possui problemas. Primeiramente gerando conflitos e choques, às vezes violentos, entre administradores e trabalhadores. Como consequência, os trabalhadores se sentem explorados, pois percebem que esse tipo de administração é uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar relativamente menos.
Outra crítica ao modelo é a de que ele transformou o homem em uma máquina. O operário passou a ser tratado como uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado a tomar iniciativas, já que os gerentes não ouvem as ideias dos funcionários subalternos, uma vez que estes são considerados desinformados.
Além disso, o modelo trata os indivíduos como um só grupo, não reconhecendo a variação entre eles, gerando descontentamento por parte dos trabalhadores. Essa padronização do trabalho é mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizá-lo.
Vantagens
O máximo de aproveitamento dos talentos de cada um;
Maior motivação nas metas a atingir;
Descentralização de poder que resulta em