Grecia
A importância de conhecer a Grécia Antiga deve-se a herança de sua cultura que atravessou os séculos chegando até os dias atuais, pois foram influências no campo da filosofia, das artes plásticas, da arquitetura, do teatro, enfim, de muitas ideias e conceitos que deram origem as atuais ciências humanas, exatas e biológicas.
A cultura grega influenciou o mundo de tal forma que acabou por constituir um dos mais sólidos fundamentos de toda a Civilização Ocidental e suas contribuições são óbvias. A presença da língua grega nos idiomas modernos, por exemplo, é sutil. Todas as palavras que lemos contém vogais, cuja representação é uma invenção puramente grega; e muitas palavras e expressões de uso corrente, como “amor platônico”, “herói” e “Olimpíada” são originárias da Grécia Antiga. A Grécia Antiga ainda hoje continua a exercer o seu fascínio nos vários domínios do saber humano, desde a ciência até à política, passando pela literatura, a filosofia, a arte... A sua contribuição mantém-se intacta mesmo que invisível à superfície. Assim sendo, são sempre úteis os conhecimentos adquiridos sobre este assunto.
Com base nestas informações, o presente trabalho tem a finalidade de enfatizar os aspectos históricos e políticos, apresentar as questões culturais e demonstrar os aspectos religiosos que constituíam a civilização grega nos primórdios das civilizações.
2. ASPECTOS HISTÓRICOS
Segundo o Professor Rodrigo da Universidade Federal de Juiz de Fora, a Grécia Antiga ou Hélade localizava-se na bacia do Mar Egeu, abrangendo o território europeu ao sul da Península Balcânica, as ilhas dos mares Egeu e Jônio e a costa ocidental da Ásia Menor. A civilização grega ou helênica começou a existir por volta de 1.200 a 1.100 a.C. e no território grego a presença do mar e de montanhas eram marcantes. Os gregos antigos eram resultados da mistura de vários povos. A história da Grécia Antiga divide-se em três períodos, denominados como Período Pré-Homérico,