GRAVIMETRIA
A PRECIPITACAO:
Na gravimetria e realizada de maneira que o constituinte a determinar seja isolado mediante adição de um reagente capaz de ocasionar a formação de uma substancia pouco solúvel. A precipitação normalmente segue a seguinte ordem: Precipitação, Filtração, Lavagem, Aquecimento, Pesagem.
VOLATIZACÃO: E um método onde se medem os componentes da amostra que são ou podem ser voláteis. Se evaporarmos o analito e pesarmos através de uma substancia absorvente que tenha sido previamente pesada, o método será direto, ou seja, o ganho de peso correspondera ao analito analisado. No caso de volatilizarmos o analito e pesarmos o resíduo posterior à volatilização, o método será indireto, pois assim a perda de peso sofrida corresponde ao analito que foi volatilizado.
ELETRODEPOSICAO:
E um método muito simples, no qual se utiliza corrente elétrica para precipitar o analito.
2- Resposta:
Formação:
Em condições de supersaturação elevada, o numero de núcleos gerados homogeneamente aumenta muito com o grau de supersaturação relativa. Quando o reagente adicionado gerar uma supersaturação relativa elevada, a velocidade de formação de novos núcleos excederá bastante a velocidade de crescimento de partículas como resultado tem-se um precipitado finalmente cristalino ao coloidal. Porem, se a supersaturação relativa for mantida baixa, a velocidade de crescimento com a deposição de material sobre as partículas, já existentes, pode prevalecer sobre a taxa de nucleação, gerando um precipitado gradamente cristalino. A supersaturação relativa deve ser mantida no mínimo possível durante a formação do precipitado. Um precipitado recém-formado pode sofrer varias modificações se permanecer em contado com a solução mãe, trata-se do processo de digestão. O envelhecimento e o conjunto de modificações estruturais irreversíveis que os precipitados sofrem por efeito de digestão.
Contaminação dos Precipitados: Por contaminação entende-se o arrastamento de substancias