Mpcm
1° Soldabilidade: A soldabilidade pode ser definida como “a capacidade que um material apresenta de ser soldado sob condições impostas pelos códigos e normas de fabricação para uma estrutura específica e de forma aceitável com desempenho stisfatório nos serviços pretendidos”.
2° Forjabilidade: É a capacidade dos corpos em terem sua forma alterada por golpes de calor.
3° Maleabilidade: Consiste na capacidade que os materiais possuem, em geral, de poder serem reduzidos a lâminas.
4° Usinabilidade: Se resume no comportamento dos materiais nos trabalhos envolvidos sendo que apresentam grande facilidade ou grande coao operador.
5° Histerese: Uma espécie de deformação no material quando exposto a uma tensão crescente,a diferença é que a deformação por histerese não é permanente.
6° Fluência: A fluência é uma deformação , ao longo do tempo, de um material submetido a uma carga ou tensão constante. A velocidade dessa propriedade aumenta com as tensões e temperaturas elevadas.
7° Tenacidade: É a resistência que a matéria apresenta ao choque mecânico, isto é, ao impacto. Dizemos que um material é tenaz quando ele resiste a um forte impacto sem se quebrar. Observe que o fato de um material ser duro não garante que ele seja tenaz; são duas propriedades distintas. Por exemplo: o diamante, considerado o material mais duro que existe, porém ao sofrer um forte impacto quebra-se totalmente.
8° Precipitação: Pode ser tanto a depositação de água na atmosfera ou a formação de um precipitado,um sólido não solúvel em uma solução.
9° Dureza: A dureza poderia ser definida como a capacidade de um mineral de resistir á abrasão de outros materiais. A dureza de um material não é necessariamente a mesma em todas as direções.
Esses 9 termos são apenas alguns dos muitos que virão a ser ultilizados pelo