Organelas Citoplasm ticas
As organelas citoplasmáticas tem esse nome por se encontrarem no citoplasma de uma célula.
Organelas não membranosas.
Ou seja, organelas que não possuem membrana em volta de sua estrutura, as únicas organelas não membranosas são os ribossomos.
Os ribossomos possuem a função de síntese proteica, essa organela está presente em toda a célula.
Obs: O RNA-R é o ribossomo.
Organelas membranosas.
1 – aparelho golgiense: O aparelho gongiense tem a função de receber, armazenar e eliminar substâncias. É capaz de produzir o acrossomo.
O acrossomo é como uma bolsa presente no espermatozoide que contém materiais ácidos para a quebra do óvulo.
O aparelho do golgiense também participa da síntese da membrana plasmática e produz o lisossomo.
2 – lisossomo: tem como função a digestão intra-celular, importante na fagocitose, veja:
3 – mitocôndria: tem como função sua participação na respiração celular, ou seja, obtém energia para a célula. A mitocôndria apresenta DNA próprio.
Obs: alguns pesquisadores acreditam que uma célula (microrganismo) efetuou fagocitose em uma partícula (que poderia ser a mitocôndria), porém ela não foi retirada, ela se manteve, pois haveria ali uma utilidade para ela, levando em conta que uma célula pode obter energia sem mitocôndria.
O espermatozoide necessita de muita energia para chegar até o óvulo, por esse motivo ele possui um conjunto mitocondrial em sua estrutura. Podemos comparar o conjunto mitocondrial como o motor de um carro e esse motor precisa de combustível, esses combustíveis serão os carboidratos e os carboidratos estão presentes no esperma.
4 – retículo endoplasmático rugoso (RER): sua função é transportar substâncias e, indiretamente, realiza síntese proteica, pois contém ribossomos aderidos em sua superfície. Está localizado muito próximo ao núcleo.
5 – retículo endoplasmático liso: transporta e sintetizam esteroides (lipídios).
6 - centríolo: produz cílios e flagelos