gravimetria
Na natureza dificilmente iremos encontrar uma substância em sua forma pura. Mesmos nos laboratórios, as substâncias não passam de 99% de sua pureza. A análise gravimétrica é um método analítico quantitativo, que nos permite saber a quantidade de uma substância em uma determinada mistura, pois consiste na separação e pesagem de um elemento ou composto na sua forma mais pura possível.
Em aula prática foi realizado a análise gravimétrica e determinou-se a presença do elemento níquel numa certa amostra. Tendo como objetivo a determinação da quantidade de níquel constituinte na amostra, transformamos a mistura em um composto puro e estável e com estequiometria definida, cuja massa do precipitado foi utilizada para determinar a quantidade do analito.
A análise gravimétrica deixa pouco espaço para o erro instrumental e não requer uma série de padrões para o cálculo de uma variável desconhecida. Os cálculos realizados na gravimetria são relativamente simples e não exigem equipamentos de alto custo financeiro.
CONCLUSÃO
Pode-se concluir que a gravimetria por precipitação é um processo relativamente simples. Entretanto, para se obter um resultado satisfatório é necessário cuidado em todas as etapas do processo, pois o objetivo do experimento é obter o precipitado puro e com alta eficiência. Com a análise gravimétrica determinamos a quantidade da massa do analito, que no final do processo, tornou-se o mais puro possível para pesagem.
Para podermos calcular a margem de erro das análises foram aplicados os tratamentos estatísticos, como o teste t e o princípio de Chauvenet.Quando aplicamos os tratamentos estatísticos nas análises, alguns resultados tiveram rejeição, pois se encontravam-se acima ou abaixo da margem de erro.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1. Preparação da Amostra
A quantidade de substância utilizada numa análise química é de cerca de 1 g, todavia, deve-se tomar os cuidados e precauções necessárias para que essa pequena quantidade represente