Consequencias do Bullying
Baixa auto-estima e Insegurança Isolamento, Medo e Angústia Agressividade e Ansiedade Falta de vontade de ir à escola Dificuldade de concentração e diminuição do desempenho escolar Mudanças de Humor, choros constantes Insônia Abuso de álcool e drogas Stress Suicídio
Bullying são agressões físicas ou psicológicas, feitas de modo constante e intencional por um indivíduo. xingamentos, insultos e humilhações são exemplos de bullying e são muito frequentes no ambiente escolar. As vítimas podem se recuperar dos traumas sofridos ou desenvolvê-los cada vez mais, tendo como consequência mais grave o suicídio.
O aluno que sofre bullying, principalmente quando não pede ajuda, enfrenta medo e vergonha de ir à escola. Pode querer abandonar os estudos, não se achar bom para integrar o grupo e apresentar baixo rendimento.
Uma pesquisa da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) revela que 41,6% das vítimas nunca procuraram ajuda ou falaram sobre o problema, nem mesmo com os colegas.
As vítimas chegam a concordar com a agressão, de acordo com Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinhas (Unicamp). O discurso deles segue no seguinte sentido: "Se sou gorda, por que vou dizer o contrário?"
Aqueles que conseguem reagir podem alternar momentos de ansiedade e agressividade. Para mostrar que não são covardes ou quando percebem que seus agressores ficaram impunes, os alvos podem escolher outras pessoas mais indefesas e passam a provocá-las, tornando-se alvo e agressor ao mesmo