BULLYING – O que é, como ocorre e suas consequências
Bullying
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O bullying pode ocorrer pelo celular, pessoalmente, por escrito, na escola, no bairro, em algum meio de transporte ou em outros espaços onde as crianças e adolescentes se encontrem com frequência, como as redes sociais. Não afeta somente os que sofrem os ataques, mas também causa dano às testemunhas próximas, especialmente se estas não sabem o que fazer a respeito.
Na maioria dos casos, o assediado permanece calado diante do abuso a que está sendo submetido. Essa situação intimidadora produz angústia, dor e medo.
O bullying se sustenta ao longo do tempo, ocorre com frequência e sempre existe a intenção de magoar ou humilhar.
Divide-se em duas categorias:
a) Bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos;
b) Bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima.
5
Apresenta-se em quatro tipos:
1. Físico: O bullying físico é aquele que, como diz o nome, traz danos físicos para a vítima. O bully, ou agressor tem contato físico direto com a vítima podendo bater, puxar o cabelo, beliscar, morder, prender a pessoa em algum lugar ou realizar algum outro tipo de ato violento independente motivação. Como qualquer outro tipo de bullying, ele pode começar na educação infantil e ir até o ensino médio, piorando no decorrer dos anos, pois o agressor adquire mais malícia e mais força.
2. Verbal: É o tipo mais comum e mais difícil de ser identificado, pela facilidade com que as pessoas dizem coisas