Gravidez
Um assunto muito polêmico que envolve muitos fatores de causas e consequências, a gravidez indesejada na adolescência pode ser considerada como um problema que se reflete para o resto da vida, um fruto, uma nova vida, uma pessoa que está sendo gerada e que fará parte da vida desta, a partir da fertilização. Vários fatores são considerados como causas de precocidade em relações íntimas. Muitos afirmam que a melhor fase da vida é a adolescência por ser um momento de descobertas e aventuras, porém é necessário ter alguns cuidados para que as consequências de um erro não possam afetar no futuro.
A gravidez na adolescência representa um momento de crise no ciclo de vida familiar. Para a adolescente, a gravidez pode significar uma reformulação dos seus planos de vida e a necessidade de assumir o papel de mãe para o qual ainda não está preparada. Para os pais, tal experiência é marcada por sentimentos variados, tais como surpresa, decepção, raiva, culpa ou alegria, e também por questionamentos tais como, “por que isto aconteceu?”, “onde foi que eu errei?”, “será que dei liberdade demais à minha filha?”. Na verdade, a gravidez na adolescência denuncia, de um modo contundente, um fenômeno que costuma ser ignorado no ambiente familiar, a sexualidade do adolescente.
Os adolescentes possuem o direito de ter acesso as informações de educação sexual, saúde reprodutiva e métodos de como se prevenir de uma gravidez indesejada, como também de prevenir de DSTs. A primeira relação sexual está acontecendo cada vez mais cedo entre os adolescentes, sendo necessário, portanto, que haja informação sobre o sexo seguro, incentivando o uso da camisinha em todas as relações sexuais.
Entre as causas da gravidez precoce que envolvem as mulheres particularmente, sublinhamos o pouco entendimento do funcionamento do organismo feminino e de como o uso de métodos contraceptivos é fundamental para aqueles que apresentam uma vida sexual ativa.
Entre as consequências