gravidez
É de fundamental importância a realização do pré-natal, o acompanhamento médico mensal da gestação. Em cada consulta, pelo exame físico da mãe e através de exames laboratoriais, o médico pode acompanhar e avaliar a evolução do bebê e as condições de saúde da mãe.
Ao longo do pré-natal, além da gestante poder esclarecer todas as dúvidas que tiver sobre a gravidez, o parto e a amamentação, recebe orientações sobre cuidados com a alimentação, medicamentos que pode ou não tomar, exames importantes que deve fazer e a época ideal para fazê-los. Um desses exames é oTeste de AIDS , o anti-HIV.
Atualmente, a maioria das crianças com AIDS pegam o vírus da mãe. Por isso, é um direito da gestante e do bebê exigir que seja feito o Teste de AIDS durante o pré-natal.
Como a mãe transmite a AIDS para o seu filho:
A mãe pode passar o HIV/AIDS para o filho em três momentos: durante a gravidez, durante o parto e na amamentação. Essa transmissão dificulta o crescimento do bebê e aumenta as chances dele adoecer, podendo, inclusive, levá-lo à morte.
Como proteger o bebê:
Primeiramente, a mulher deve tomar todos os cuidados de prevenção para não pegar o vírus da AIDS e, mesmo na gravidez, usar a camisinha.
Assim que tiver certeza de que está grávida, a mãe deve procurar uma unidade de saúde e fazer, gratuitamente, o Teste anti-HIV . Caso o resultado seja positivo, quanto mais cedo começar o tratamento, maiores são as chances de a criança nascer sadia.
O tratamento é feito com um anti-retroviral chamado AZT (zidovudina) e deve começar a partir da 14ª semana de gestação, perdurar até o final dela e durante o parto. Esse remédio está disponível na rede pública de saúde e é gratuito.
A criança também terá de tomar o AZT até completar um mês e meio de vida e não poderá ser amamentada. O leite materno transmite o vírus da AIDS.
Se a gestante portadora do