Gravidez na adolescência
Este trabalho sobre a gravidez na adolescência, aborda o tema na sua vertente sociológica.
Identifica qual o espaço e a população a analisar, a descrição destes, a estratégia de investigação mais indicada para estudar este tema e os modos de recolha de informação técnica as adequados.
A gravidez na adolescência é um fenómeno social influenciado por factores sociais e pessoais, ocasionando problemas físicos, emocionais e sociais para a jovem.
É, geralmente, causada pela falta de conhecimentos à cerca dos métodos contraceptivos e pelo uso inadequado dos mesmos.
A existência de muitas dúvidas, medos, tabus e preconceitos era uma constante que rodeava esta temática, facto que pode ser explicado pelo nosso contexto sócio-histórico cultural, em que as questões que passam pelo campo da sexualidade são envoltas numa rede de regras e juízos.
A sociedade desempenha um papel importante no estabelecimento e manutenção de tabus, preconceitos, crenças e sentimentos das pessoas a respeito da sexualidade, o que resulta na dificuldade que os indivíduos têm em lidar com questões referentes à sexualidade.
A população a analisar são as raparigas grávidas entre os catorze e os dezoito anos, estudantes.
O espaço a analisar são os bairros sociais, pois é onde este fenómeno social decorre com mais permanência; e as escolas onde estas jovens se encontram, por também fazerem parte da educação destas.
A estratégia mais indicada para estudar este fenómeno social é a estratégia de investigação-acção, pois neste tema o que se pretende é encontrar o problema e o motivo pelo qual este fenómeno social acontece e por fim desenvolver uma solução para diminuir o problema.
Por exemplo uma das soluções seria influenciar as escolas a desenvolver e aprofundar assuntos e conhecimentos sobre a sexualidade. Onde