gravides na adolescencia
MARCIA STAFFORD
MILENY BARBOSA DE LIMA
PRISCILLA CABRAL LOPES
ROSICLÉIA SATO
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Várzea Grande
2013
CAROLINE LEITE
MARCIA STAFFORD
MILENY BARBOSA DE LIMA
PRISCILLA CABRAL LOPES
ROSICLÉIA SATO
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Pré-projeto de pesquisa apresentado no Seminário de Projetos da disciplina Investigação Científica, no Centro Universitário UNIVAG, sob a orientação da professora doutora Fernanda Cândido Magalhães.
Várzea Grande
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O propósito deste trabalho foi levantar motivos psíquicos que levam adolescentes a engravidar em uma etapa precoce da vida, apesar de existirem muitas informações sobre métodos contraceptivos.
A adolescência corresponde ao período da vida entre os 10 e 19 anos, no qual ocorrem profundas mudanças, caracterizadas principalmente por crescimento rápido, surgimento das características sexuais secundárias, conscientização da sexualidade, estruturação da personalidade, adaptação ambiental e integração social.
A gravidez na adolescência é um assunto bastante atual tanto no ambiente da psicologia quanto no de outras áreas da saúde, principalmente por suas implicações biopsicossociais. A adolescência em si já é um processo de mudança tanto física, como psicológica. Ter um filho é uma decisão bastante difícil e envolve muitas renúncias, por isso o apoio tanto da família da menina, como do rapaz e de sua respectiva família é de grande importância, tanto pelo lado financeiro como emocional.
JUSTIFICATIVA
Justifica-se a escolha do tema, pois, a gravidez na adolescência tem sérias implicações biológicas, familiares, emocionais e econômicas, além das jurídico-sociais, que atingem o indivíduo isoladamente e a sociedade como um todo, limitando ou mesmo adiando as possibilidades de desenvolvimento destas jovens na sociedade. Devido às repercussões sobre a mãe e sobre o