Granulometria
2014
Introdução
Um sólido particulado é um material composto demateriais sólidos de tamanhoreduzido (partículas).O tamanho pequeno daspartículas pode ser uma característica natural do material ou pode ser devido a um processo prévio de fragmentação. O conhecimentodas propriedades dos sólidos particulados é fundamental para o estudo de muitas operações unitárias como filtração, centrifugação, decantação e outros. As propriedades podem ser divididas em dois grupos:
1. As que dependem da natureza das partículas:
O tamanho, a forma, a dureza, a densidade, o calor específico e a condutividade.
2. As que dependem do sistema (leito poroso):
A densidade aparente, a área específica, a porosidade, o ângulo de talude, entre outras. Neste caso, a propriedade passa a ser uma característica do conjunto de partículas (leito) e não mais do sólido em si.
A forma de uma partícula pode ser expressa pela esfericidade (f), que mede o afastamento da forma esférica.
Logo: f = 1 para uma partícula esférica f< 1 para qualquer outra forma
Tabela 1: Alguns exemplos da esfericidade de alguns materiais.
Material
f
Areia fina de Ottawa
0,95
Areia arredondada
0,83
Pó de carvão
0,73
Pó de vidro moído
0,65
Para calcularmos o numerador da fração que representa a esfericidade, assumimos que Vp=Ve, isto é, que o volume da partícula é igual ao volume de uma esfera. Com isso, obteremos o deq, que representa o diâmetro equivalente para então calcular a superfície da esfera.
Por definição:
Arrumando:
A porosidade () é propriedade da partícula que mais influencia as propriedades do conjunto (leito poroso). É a proporção de espaços vazios. Quanto mais a partícula se afastar da forma esférica, mais poroso será o leito.
A densidade aparente do leito poroso, ou seja, a massa total do leito poroso dividida pelo volume total