As Contribuições da Neurociência quando do Processo de Ensino Aprendizagem
EDUCAÇÃO INFANTIL:
As Contribuições da Neurociência quando do Processo de Ensino Aprendizagem
Belo Horizonte
2013
EDUCAÇÃO INFANTIL:
As Contribuições da Neurociência quando do Processo de Ensino Aprendizagem
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Psicopedagogia da Faculdade de Educação da Universidade como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia.
Orientadora:
Belo Horizonte
2013
“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”.
Paulo Freire
RESUMO
Este trabalho constitui-se em um estudo bibliográfico que objetiva compreender as diversas contribuições da neurociência para o processo de ensino aprendizagem, no atual sistema de educação infantil, bem como buscar a tradução destes conhecimentos por meio de práticas pedagógicas mais consistentes e assertivas, pautadas em evidências científicas, visando à promoção de aprendizagens que possam atender às diferenças para educar. Nessa interface entre educação e neurociências surgem desafios que possibilitam uma integração positiva quanto ao ensino-aprendizagem, pois ajudam a fundamentar a prática pedagógica e orientar ideias para intervenções, apontando estratégias de ensino que respeitem a forma como o cérebro funciona.
Palavras-chave: Neurociência; Aprendizagem; Educação infantil.
ABSTRACT This project presents a review study that aims to understand the different contributions of neuroscience to the learning process, the current system of early childhood education and seek the translation of this knowledge through more consistent and assertive teaching practices, guided by scientific evidence, aiming to promote a teaching style that can integrate the differences to educate. In that interface between