Granulometria do pavimento
INTRODUÇÃO
Os pavimentos são estruturas de múltiplas camadas, sendo o revestimento a camada que se destina a receber a carga dos veículos e mais diretamente a ação climática. Os requisitos técnicos e de qualidade de um pavimento asfáltico serão atendidos com um projeto adequado da estrutura do pavimento e com o projeto de dosagem da mistura asfáltica compatível com as outras camadas escolhidas. Todos os revestimentos asfálticos constituem-se de associações de ligantes asfálticos, de agregados e, em alguns casos, de produtos complementares. Essas associações, quando executadas e aplicadas apropriadamente, devem originar estruturas duráveis em sua vida de serviço. Para que isso ocorra, deve-se conhecer e selecionar as propriedades que os agregados devem conter.
DESENVOLVIMENTO Pavimento são estruturas de múltiplas camadas construída sobre a terraplenagem e destinada, técnica e economicamente, a resistir aos esforços oriundos do tráfego e a melhorar as condições de rolamento Na maioria dos pavimentos brasileiros usa-se como revestimento uma mistura de agregados minerais, de vários tamanhos, podendo também variar quanto à fonte, com ligantes asfálticos que, de forma adequadamente proporcionada e processada, garanta ao serviço executado os requisitos de impermeabilidade, flexibilidade, estabilidade, durabilidade,resistência à derrapagem, resistência à fadiga e ao trincamento térmico, de acordo com o clima e o tráfego previstos para o local.
Nos pavimentos asfálticos tem cinco camadas contanto com o revestimento asfáltico , são elas: sub-leito, reforço do sub-leito, sub-base, e base.O sub-leito nada mais é que a camada original do solo local compactado, preparada para receber a estrutura do pavimento, normalmente essa camada recebe outro processo a regularização do sub-leito onde corrige falhas da camada final de terraplenagem ou de um leito antigo de estrada de terra . A camada que se denomina reforço do sub-leito trata-se de