trabalho pav 2
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
Trabalho de Pavimentação
Aluno (a): Lara Cristina Péres dos Santos
Matrícula: 11121ECV013
Uberlândia/2014
Base para pavimentação
Base é a camada de pavimentação destinada a resistir aos esforços verticais oriundos dos veículos, distribuindo-os adequadamente à camada subjacente, executada sobre a sub-base, subleito ou reforço do subleito devidamente regularizado e compactado.
Tipos de Bases
Bases Rígidas
Concreto de cimento
É uma mistura convenientemente dosada e uniformizada de agregados, areia, cimento e água nas dimensões previstas em projeto. Esta base é a que mais se caracteriza como rígida, e seu dimensionamento obedece a estudos baseados na teoria de Westergaard, podendo ou não ser armada com barras metálicas. Uma placa de concreto de cimento exerce conjuntamente as funções de base e revestimento.
Macadame de cimento
É uma base construída com agregado graúdo — diâmetro máximo entre 50 mm e 90 mm — cujos vazios são preenchidos por um material de granulometria mais fina, o material de enchimento, misturado com cimento, para garantir, além do travamento das pedras, uma razoável ligação entre elas.
Solo cimento
É uma mistura de solo escolhido, cimento e água, em proporções conveniente e previamente determinadas, mistura essa que, uniformizada e compactada, satisfaz as condições exigidas para funcionar como base de pavimento.
Bases Flexíveis
Base de solo estabilizado
É uma camada construída com solo satisfazendo determinadas especificações — granulometria, limite de liquidez e índice de plasticidade — cuja estabilização pode ser conseguida de forma natural ou artificial.
Quando a estabilização decorre da própria distribuição granulométrica dos grãos, permitindo a obtenção de uma base densa e relativamente impermeável, recebe o nome de base estabilizada granulometricamente. Quando a granulometria ideal é conseguida por meio da adição de pedra britada para suprir a ausência