Granulados e comprimidos
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA DE PRODUÇÃO E CONTROLE DE FORMAS FARMACÊUTICAS SÓLIDAS
PROFESSORA VALÉRIA WEISS ANGELI E LEANDRO TASSO
ACADÊMICAS ANELISE ECHER, FRANCINE MICHELON, NATÁLIA GAVA GIRONDI E NATÁLIA ZIMMER
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
CÁPSULAS (ESCALA MAGISTRAL)
INTRODUÇÃO
Cápsulas são formas farmacêuticas sólidas que contêm fármacos e, normalmente, adjuvantes de enchimento apropriados, acondicionados dentro de um invólucro de gelatina dura ou mole. Do mesmo modo que os comprimidos, a uniformidade da dose pode ser facilmente obtida, havendo no comércio diversos tipos de invólucros com respeito a tamanho, forma e cor. Após ser administrado oralmente, o invólucro de gelatina rompe-se e dissolve-se com facilidade e, em muitos casos, o fármaco é liberado de forma mais rápida, se comparado aos comprimidos. Nos últimos anos, tem-se renovado o interesse na veiculação de formulações semi-sólidas e microemulsões na forma de cápsulas duras de gelatina, objetivando formas farmacêuticas rapidamente dispersíveis, que contêm fármacos escassamente solúveis (AULTON, M. E, 2005).
Características do Ácido Ascórbico 500mg
Atividade Farmacológica: O ácido ascórbico é uma vitamina2 hidrossolúvel essencial ao metabolismo24 humano e que deve ser ingerida pelo organismo de forma regular para manter adequada reserva interna. Uma vez ingerida a vitamina2 C é distribuída amplamente em todos os tecidos do organismo onde serve de substrato para diversas atividades metabólicas.
A vitamina2 C participa de funções do sistema imunológico3, aumenta a atividade das células de defesa, sendo importante para o combate a quadros infecciosos virais e bacterianos. A vitamina2 C participa na síntese do colágeno e na manutenção da integridade do tecido conjuntivo25, das cartilagens, matriz óssea, dentina, pele e tendões. Está também envolvida nos processos cicatriciais. O ácido ascórbico acelera ainda a absorção intestinal de íons de ferro,