Formas farmaceuticas
Forma farmacêutica
Estado final de apresentação que os princípio ativos farmacêuticos possuem após uma ou mais operações farmacêuticas executadas com a adição de excipientes apropriados ou sem a adição de excipientes, a fim de facilitar a sua utilização e obter o efeito terapêutico desejado, com características apropriadas a uma determinada via de administração.
Forma farmacêutica básica
Tipo geral da forma farmacêutica que agrupa formas farmacêuticas específicas com características parecidas (ex. cápsula, comprimido, suspensão, solução).
Forma farmacêutica específica Forma farmacêutica na maioria das vezes originária da forma farmacêutica básica, com a indicação da forma de apresentação e administração e de outras características da formulação (ex.: aerossol, para diluição, para infusão). As formas farmacêuticas específicas são agrupadas pela forma farmacêutica básica.
FORMAS FARMACÊUTICAS SÓLIDAS
Adesivo
Conceito: sistema destinado a produzir um efeito sistêmico pela difusão do(s) princípio(s) ativo(s) numa velocidade constante, por um período de tempo prolongado.
Abreviação: ADES
Para fins de certificação em BPF: Adesivo.
Anel Conceito: forma farmacêutica circular sólida destinada à liberação do princípio ativo a uma velocidade constante, por um período de tempo prolongado. Abreviação: ANEL Para fins de certificação em BPF: Anel.
Barra
Conceito: forma farmacêutica sólida no formato de um retângulo, contendo um ou mais princípios ativos.
Abreviação: BAR
Para fins de certificação em BPF: Barra.
Bastão
Conceito: forma farmacêutica sólida contendo um ou mais princípios ativos, de formato longo e fino,