farmacologia
1.... Introdução
2.... Definições
3.... Formas Farmacêuticas Líquidas
4.... Formas Farmacêuticas Sólidas
5.... Formas Farmacêuticas Gasosas
6.... Formas Farmacêuticas Semissólidas
7.... Vias de Administração
8.... Referências Bibliográficas
Introdução
Este trabalho visa conhecer as diversas formas farmacêuticas, ou seja, a forma física do medicamento, seu estado final para comercialização e uso, também busca identificar e definir as variadas vias de administração dessas drogas.
Definições
Forma farmacêutica: Estado final de apresentação que os princípios ativos farmacêuticos possuem após uma ou mais operações farmacêuticas executadas com a adição de excipientes apropriados ou sem a adição de excipientes, a fim de facilitar a sua utilização e obter o efeito terapêutico desejado, com características apropriadas a uma determinada via de administração.
Forma farmacêutica básica: Tipo geral da forma farmacêutica que agrupa formas farmacêuticas específicas com características parecidas como:(cápsula, comprimido, suspensão, solução).
Forma farmacêutica específica: Forma farmacêutica na maioria das vezes originária da forma farmacêutica básica, com a indicação da forma de apresentação e administração e de outras características da formulação (aerossol, para diluição, para infusão). As formas farmacêuticas específicas são agrupadas pela forma farmacêutica básica.
Formas Farmacêuticas Líquidas
Emulsão: Forma farmacêutica líquida de um ou mais princípios ativos que consiste de um sistema de duas fases que envolvem pelo menos dois líquidos imiscíveis e na qual um líquido é disperso na forma de pequenas gotas (fase interna ou dispersa) através de outro líquido (fase externa ou contínua). Normalmente é estabilizada através de um ou mais agentes emulsificantes.
Emulsão Aerossol: Emulsão embalada sob pressão, contendo um gás propelente e ingrediente(s) terapeuticamente ativo(s) que são liberados após a