Grandezas fisicas
Grandezas Físicas são aquelas grandezas que podem ser medidas, ou seja, são aquelas que descrevem qualitativamente e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo dos fenômenos físicos.
Em física elas podem ser vetoriais ou escalares, como por exemplo, o tempo, a massa de um corpo, comprimento, velocidade, aceleração, força, e muitas outras. Grandeza escalar é aquela que precisa somente de um valor numérico e uma unidade para determinar uma grandeza física, um exemplo é a nossa massa corporal. Grandezas como massa, comprimento e tempo são exemplos de grandeza escalar. Já as grandezas vetoriais necessitam, para sua perfeita caracterização, de uma representação mais precisa. Assim sendo, elas necessitam além do valor numérico, que mostra a intensidade, uma representação espacial que determine a direção e o sentido. Aceleração, velocidade e força são exemplos de grandezas vetoriais.
Grandeza física é diferente de unidade física. Por exemplo: o Porche 911 pode alcançar uma velocidade de 300 km/h. Nesse exemplo em questão a velocidade é a grandeza física e km/h (quilômetros por hora) é a unidade física.
As grandezas escalares possuem uma representação especial. Elas são representadas por um símbolo matemático denominado de vetor. Nele se encontram três características sobre um corpo ou móvel, veja:
Módulo: representa o valor numérico ou a intensidade da grandeza;
Direção e Sentido: determinam a orientação da grandeza.
Abaixo temos a representação de uma grandeza vetorial qualquer e as suas características, veja:
Para representar um vetor pegamos uma letra qualquer e sobre ela colocamos uma seta, assim como mostra a figura abaixo:
Existem duas maneiras de representação do módulo de um vetor. Uma delas consiste em ter apenas a letra que representa o vetor, sem a seta em cima dele. A outra forma consiste na letra que representa o vetor, juntamente com a seta sobre ele, e entre os sinais matemáticos