grandes vãos
Curiosidades:
- Construída em Fortaleza em 1964
- Sua inauguração foi em 1972
- Trata-se de uma obra de arquitetura moderna, com uma grande estrutura em balanço com quase 30 metros que pousa sobre um espelho d’àgua.
- Abaixo, existe ainda uma praça onde o piso é composto por antigos dormentes de trem.
- Feito de concreto aparente
- Integra o Exterior com o Interior com grandes fachadas de vidro
- Esta obra que constitui um cartão postal de Fortaleza
- Sempre visitada por turistas, que se surpreendem com a ousadia da construção. O monumento é constituído por uma viga central de 4,20 m de altura e 9 módulos longitudinais de 4,20 m, em forma de duplo T com mesa superior variável de 1,10 m de altura até 12 cm, com duplo balanço de 4,11 m. Destes 9 módulos, 7 constituem a parte em balanço de 28,40 m.
A concepção do projeto, como estudante de arquitetura e um ex-futuro-militar, leva-me a crer que Sérgio Bernandes buscou incorporar a perspicácia de um dos militares que mais se destacaram no cenário nacional. Além disso, a construção arrebata o observador com a lembrança de um dos comandantes da nação, ainda que em período da Ditadura. Vale lembrar que o Marechal Humberto Castelo Branco foi o primeiro presidente do regime militar que durou de 1965 à 1985.
Esta obra constitui um cartão postal de Fortaleza e é sempre visitada por turistas, que se surpreendem com a ousadia da construção. O monumento é constituído por uma viga central de 4,20 m de altura e 9 módulos longitudinais de 4,20 m, em forma de duplo T com mesa superior variável de 1,10 m de altura até 12 cm, com duplo balanço de 4,11 m. Destes 9 módulos, 7 constituem a parte em balanço de 28,40 m.
Fachadas Oeste e Leste
A estrutura foi concebida como um grande e esbelto balanço acima de um espelho d’água com uma parte traseira formada por um caixão retangular de concreto cheio de