Estruturas para grandes vãos
INTRODUÇÃO
As estruturas se caracterizam por serem as partes mais resistentes de uma construção. São elas que absorvem e transmitem os esforços, sendo essenciais para a manutenção da segurança e da solidez de uma edificação.
A maior aplicação dos grandes vãos acontece nas estruturas de pontes. Porém, grandes vãos são também exigidos para estruturas de coberturas, pela necessidade de abrigar um elevado número de pessoas em ambiente sem divisórias como em teatros, auditórios e ginásios, por exemplo.
A busca por grandes espaços em edificações está inserida em uma das mais importantes tendências que vêm orientando a evolução das técnicas de edificação dos últimos cem anos: a busca por maior flexibilidade .
LAJES
A laje é o elemento estrutural de uma edificação responsável por transmitir as ações que nela chegam para as vigas que a sustentam, e destas para os pilares.
LAJE MACIÇA
Lajes maciças são aquelas onde toda a espessura é composta por concreto, contendo armaduras longitudinais de flexão e eventualmente armaduras transversais, e apoiadas em vigas ou paredes ao longo das bordas. Nos edifícios usuais, as lajes maciças têm grande contribuição no consumo de concreto: aproximadamente 50% do total.
Sua utilização é comum em edifícios de múltiplos pavimentos e em construções como escolas, indústrias, hospitais, etc.
Nas lajes maciças de concreto armado devem ser respeitados os seguintes limites mínimos para a espessura de acordo com a NBR 6118:2003:
• 5 cm para lajes de cobertura não estando em balanço; • 7 cm para lajes de piso ou de cobertura em balanço; • 10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 3 toneladas;
• 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 3 toneladas.
LAJE PROTENDIDA
A protensão do concreto é realizada por meio de cordoalhas engraxadas que associadas a armadura da laje reduzem as tensões de tração, criando um