estudo de caso
Titulação ácido-base
A titulação ácido-base é um dos métodos ou procedimentos experimentais mais realizados nos laboratórios. Seu principal objetivo é determinar, com precisão, a concentração de uma solução desconhecida. Na prática, isto serve para que órgãos fiscalizadores comparem as concentrações reais de certos produtos com aquelas indicadas no rótulo, e com a titulação, isto se torna possível e viável, no sentido de que o procedimento é rápido, seguro, confiável e principalmente barato. Mas para realizá-lo, é necessária a seguinte aparelhagem:
Bureta: uma espécie de pipeta com torneira, que controla a saída do líquido que está lá dentro, gota a gota. Com isso é possível saber o volume que foi utilizado na titulação, através da leitura na bureta. Aqui é alocada uma solução previamente conhecida (chamada de titulante), que reagirá com a solução do erlenmeyer.
Erlenmeyer: é um frasco de vidro com boca pequena, para que não caia o liquido nele contido, visto que o frasco será constantemente agitado. Aqui será alocada a solução desconhecida, com um indicador.
Suporte com haste: sustenta a bureta e proporciona uma boa posição para que o líquido da bureta caia no erlenmeyer. Características de ácidos e bases
Um ácido é qualquer substância que, quando dissolvida em água pura, aumenta a concentração de íons hidrogênio, H+ (aq), na água. Uma base é uma substância que aumenta a concentração de íon hidróxido, OH-(aq), quando diluída em água pura. A propriedade que as bases têm em comum é a formação do OH- (aq).
Indicadores Ácido Base
Para se medir o pH ou o pOH de uma solução utilizam-se os chamados indicadores ácido base, ou seja, substâncias que revelam a presenças de íons livres ao mudar de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução. Todos os indicadores funcionam da mesma forma: quando há excesso de um dos reagentes, a coloração do indicador apresenta cores características previamente conhecidas.
Com a adição, gota a gota, do