Arquitetura Estrutural
Mauro César de Brito e Silva1
1.1 - Estrutura na arquitetura dos edifícios
Muitos fatores, sejam eles de caráter ideológicos ou práticos, podem influenciar um projeto final de arquitetura de um edifício. E a estrutura é de fundamental importância, pois sua principal finalidade é dar forma e integridade a um edifício, e sua contribuição pode ser crucial na realização de uma arquitetura de alto nível.
A relação entre elementos estruturais e não estruturais pode variar muito, mas em todos os casos a estrutura será responsável por dar suporte aos elementos não estruturais. Em alguns edifícios as paredes, pisos e telhado também podem ser elementos estruturais, capazes de resistir e conduzir cargas. Em outros edifícios com grandes áreas de vidros nas paredes externas, a estrutura pode ser totalmente separada das paredes, pisos e telhado.
A estrutura de um edifício pode estar sujeita a grandes variações. O edifício sede do HSBC em Hong Kong, projeto de arquitetura elaborado por
Foster Associates (1979-84), é um exemplo onde a estrutura do edifício, externamente na figura 1.1 e internamente na figura 1.2, está visível. Este exemplo mostra claramente quando o sistema estrutural é parte importante do vocabulário arquitetônico.
Figura 1.1
1
Professor Assistente III, Departamento de Artes e Arquitetura, PUC Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.
1
Figura 1.2
A estrutura também pode contribuir muito pouco na aparência externa do edifício como é o caso mostrado na figura 1.3. O edifício da Staatsgalerie em Stuttgart na Alemanha projetado pelo arquiteto James Stirling (1980-83) tem o sistema estrutural de concreto armado que não é evidente. E apesar da estrutura ter um papel vital na criação de todo complexo, ela não é significativa no vocabulário arquitetônico do edifício.
Figura 1.3
Portanto, a estrutura vai exercer papel fundamental e sua necessidade, não importando se ela é visível ou não, deve ser