Grandes V Os
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_moderna
grandes vãos-livres (espaços entre os pontos de apoio, ou pilares)
http://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.044/622 (“organizado”)
- Um dos maiores desafios que a engenharia estrutural enfrenta esta relacionada à concepção de sistemas seguros e economicamente viáveis para a estabilizar os grandes vãos de concreto projetados por arquitetos.
- Os grandes vão de concreto são estruturas caras e monumentais que utilizam o que há de mais atual em tecnologia de materias, modelos de análise e técnicas de execução.
- Geralmente é aplicado em pontes e em “obras-de-arte”, porém este método construtivo também é exigido para estruturas de coberturas, pela necessidade de abrigar um elevado número de pessoas em um ambiente sem divisórias, em teatros, auditórios e ginásios, podendo aqui serem aplicados sistemas leves, como as treliças tridimensionais de alumínio ou aço, e as cascas curvas finas de concreto armado ou argamassa armada, entre outros.
-A busca por grandes espaços em edificações está inserida em uma das mais importantes tendências que vêm orientando a evolução das técnicas de edificação dos últimos cem anos: a busca por maior flexibilidade.
- Havendo a necessidade de criar grandes vãos, possibilitando espaços com o mínimo de pilares ou outros elementos verticais, torna-se necessária a concepção de sistemas suficientemente flexiveis, aplicando-se materiais como o aço e o concreto protendido, procurando a otimização das seções das peças compostas destes materiais, visando continuar obtendo soluções as mais leves possíveis.
-Palavra chave, quando tratamos de grandes vãos, é deformação.
-O progresso da engenharia está intimamente ligado ao progresso da ciência dos materiais, e o que vê-se é um incremento das resistência do aço e concreto ao longo dos anos, o que possibilita a diminuição das seções das peças estruturais, e a possibilidade de aplicação a vãos cada vez maiores.
Evolução