Grandes vaos
Permite vãos maiores, possibilita edificações mais altas, grandes aberturas nas paredes, o arco ogival possibilita cobrir áreas retangulares, abarca grandes distâncias, aguenta cargas enormes, suporta açoes do tempo.
Resposta 2.
Abóbada difere do arco quanto à função e forma. Enquanto o arco delimita um vão, como uma demarcação de raio, a abóbada delimita uma área e incorpora em sua estrutura os arcos. Com a criação da abóbada, houveram colunas e paredes mais altas. Já as cúpulas são abóbadas singulares que recebem este nome devido a sua forma especifica. Quando qualquer plano horizontal, perpendicular ao eixo vertical, tiver a forma circular será uma cúpula. A cúpula se adapta facilmente à maioria dos terrenos. Cúpulas criam espaços interiores sem obstrução de colunas (as colunas ficam na periferia da cúpula). Essas estruturas abrangem uma área maior que a do arco.
Resposta 3 .
O uso do arco surge com as civilizações da Antiguidade: o Antigo Egito, a Babilônia, a Grécia Antiga e a Assíria,todas essas civilizações tiveram o arco restrito a construções no sub-solo por conta de limitados materiais para fazer suas construções (madeira e pedra). Foram desenvolvidas então, técnicas para melhor se aproveitar essas características da pedra. Os romanos são os responsáveis pela utilização do arco em grande escala, erigindo, pelo alcance de maiores vãos, edifícios de dimensões monumentais e não apenas aquedutos.
Resposta 4
Os arcos podem ser submetidos à alguns fatores (descritos abaixo) que podem comprometer a estabilidade da estrutura e leva-lo a ruina.
1. Problemas de instabilidade pela tendência de abrir (Rh)
2. Construção por materiais que trabalhem bem a tração e não à compressão, não resistindo ao principal esforço atuante em arcos
3. Intensidade das cargas variáveis sob a estrutura, ficando submetido à flexão (Momento fletor e cortante)
4. Flexão devido ao desvio do eixo do arco (